Frogger
Olá, pessoal!
Nesse artigo, vamos entender como se brinca de um dos primeiros jogos do tão nostálgico ATARI 2600: Frogger
Leia mais a seguir:
O jogo Frogger, em sua criação, é um tanto quanto curiosa. Inicialmente, o jogo foi desenvolvido pelas empresas SEGA e Konami, que estavam começando sua jornada no mundo dos videogames. Com versões aclamadas para arcade, o jogo logo foi portado, com propriedade, para o Atari 2600, o videogame mais popular dos EUA. Até hoje, são portados várias versões das principais fabricantes, como a Hasbro.
Para se ter uma ideia, na época, era muito difícil criar bons jogos para a plataforma, tratando-se de ports para os consoles caseiros. Alguns jogos que seguiram essa linha fracassaram. Inclusive o próprio PAC-MAN, sucesso nas ruas americanas na década de 70 e 80, ao ser portado para o Atari, gerou grande revolta e frustração.
Enfim, vamos ao que interessa: como brincar de Frogger...
É muito simples:
Materiais necessários
Nesse artigo, vamos entender como se brinca de um dos primeiros jogos do tão nostálgico ATARI 2600: Frogger
Leia mais a seguir:
O jogo Frogger, em sua criação, é um tanto quanto curiosa. Inicialmente, o jogo foi desenvolvido pelas empresas SEGA e Konami, que estavam começando sua jornada no mundo dos videogames. Com versões aclamadas para arcade, o jogo logo foi portado, com propriedade, para o Atari 2600, o videogame mais popular dos EUA. Até hoje, são portados várias versões das principais fabricantes, como a Hasbro.
Para se ter uma ideia, na época, era muito difícil criar bons jogos para a plataforma, tratando-se de ports para os consoles caseiros. Alguns jogos que seguiram essa linha fracassaram. Inclusive o próprio PAC-MAN, sucesso nas ruas americanas na década de 70 e 80, ao ser portado para o Atari, gerou grande revolta e frustração.
Enfim, vamos ao que interessa: como brincar de Frogger...
É muito simples:
Materiais necessários
- Tesoura;
- Papel A4 verde;
- Fita adesiva;
- Trilha do jogo;
- Barbante (opcional).
Como funciona?
Ela será feita na extensão do espaço, formando uma trilha em que possa caber, ao menos, 3 participantes. Nessa trilha, conforme ilustra a figura, no final, usaremos, no mínimo, 2 cadeiras, para delimitar o espaço em que as crianças ficarão ao terminar a prova.
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Figura 1. Serão ao todo 13 vitórias régias espalhadas no final do percurso. As cadeiras delimitarão o espaço em que as crianças ficarão, conforme o jogo original. |
A brincadeira consiste em uma corrida, na qual os competidores, com os pés amarrados com o barbante, (fica a critério da execução da brincadeira), tentarão chegar no final do percurso. Quando chegarem na parte da vitória-régia, eles tentarão chegar até o final pulando nelas. É importante salientar que, para realizar o percurso, os participantes terão que pular com os pés juntos, justificando o uso do barbante (evita-se, por exemplo, que qualquer um dos participantes trapaceie).
As vitórias régias serão recortadas com o formato de uma lua, conforme ilustra a figura 2. Para que não saiam do percurso, serão coladas com fita adesiva por debaixo.
O objetivo do jogo é ver, portanto quem completa o percurso com o menor tempo. Pela dinâmica animada do jogo, podem ser feitas muitas rodadas, ao som de uma música animada ou a trilha do jogo, aumentando a prática da experiência e sua diversão. Por ser simples, esse jogo possui poucas regras. Veja quais são:
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Figura 2. Recorte a folha no formato de uma vitória-régia, mas não corte muito curto, para que seja possível pisá-lo com 2 pés de criança. |
Regras Gerais
- Não se pode pular com os pés separados, ou seja, caso não for usar o barbante para juntar os pés, oriente-os que esse movimento consiste em imitar o pulo do sapo;
- Quando se chegar ao final do percurso, caso o participante não pule nas vitoria regias, ele será desqualificado;
Aproveitem!
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